
Foi lançado o Brazil Games Accelerator, iniciativa que possui como objetivo impulsionar a internacionalização dos estúdios brasileiros de jogos. O programa nasce da parceria entre a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Este processo de internacionalização visa fortalecer a presença do Brasil no cenário global de games e impulsionar a competitividade, a sustentabilidade e a visibilidade dos estúdios nacionais, por meio de formação avançada, mentorias especializadas e acesso direto a investidores internacionais.
A duração do programa será de oito meses e começa em 2026. O Brazil Games Accelerator reunirá os estúdios selecionados em um programa estruturado para ampliar sua maturidade de negócios, preparar estratégias de expansão internacional e facilitar conexões com o mercado global.
Os participantes terão acesso a mentorias com especialistas internacionais, consultorias personalizadas, workshops e masterclasses exclusivas, além de playtests, relatórios técnicos de design e experiência de usuário e planos estratégicos de captação de investimentos — todos conduzidos por profissionais e empresas referência no setor.

O programa promete impulsionar os estúdios brasileiros de jogos – Imagem: Abragames
“Sob a direção da Michele Weber, que conta com o suporte de uma equipe capacitada e experiente, a Brazil Games Accelerator chega para consolidar o Brasil como protagonista global da indústria de games. Nosso objetivo é preparar estúdios nacionais para competir, exportar e atrair investimentos em um dos setores mais dinâmicos da economia criativa mundial”, destaca Patrícia Sato, gerente executiva do Projeto Setorial Brazil Games.
O foco da iniciativa se direciona para os estúdios mais maduros, em especial para aqueles em estágio inicial de consolidação e que possuem alto potencial de crescimento. Na estrutura do Brazil Games Accelerator, será adotado um processo de funil de aceleração, no qual vários estúdios receberão um apoio inicial, enquanto os que tiverem maior potencial de sucesso internacional receberá recursos mais robustos.
“A aceleradora foi pensada para atender tanto os estúdios em busca de seu primeiro lançamento comercial sustentável quanto aqueles prontos para escalar globalmente. Queremos criar uma comunidade que se apoie, evolua e leve o nome do Brasil a novos mercados”, complementa Patricia.
As inscrições para o ciclo 2026 serão abertas em breve no site oficial da Brazil Games Accelerator. Poderão participar estúdios brasileiros formalizados, com projetos de entretenimento de propriedade intelectual própria, em fase inicial ou de alto potencial de crescimento.
Empresas que atuem exclusivamente com serviços terceirizados (outsourcing) ou que não possuam CNPJ registrado no Brasil não são elegíveis.
Além dos estúdios participantes, o programa também prevê ações abertas à comunidade nacional de desenvolvimento de jogos, incluindo eventos, palestras e atividades de integração com o ecossistema, estimulando o surgimento de novos talentos e oportunidades.
O projeto realizado pela Abragames, em parceria com a Brazil Games / Apex, é liderado pela diretora Michele Weber e conta com a participação dos parceiros técnicos Dr. Pedro Santoro Zambon, coordenador técnico-pedagógico; Dra. Ana Heloiza Pessotto, gerente do projeto; Murilo Santana, produtor; e Monique Nascimento Chagas, responsável pela gestão de comunidade.
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