
Gaúcho and the Grassland é um jogo do estúdio Epopeia, empresa do Sul do Brasil, cujo gênero pode ser lido como um jogo aconchegante de aventura, influenciado pelos antigos Zelda e com uma linda demonstração da cultura gaúcha, lançado no dia 16 de julho de 2025.
Não, isso não é um Stardew Valley, mas você vai criar seu personagem, lidar com animais, conversar e ajudar muitas pessoas e ainda desvendará mistérios que envolvem seres místicos. Junto a isso você terá que coletar itens, fabricar utensílios e construir muita coisa.
Customiza teu personagem, cavalo e até cachorro! (Imagem: Mestre Xis).
Gaúcho and the Grassland é simples, cumpra tarefas e avance na história para se tornar o Guardião dos Pampas, mas faça tudo na calma, no seu tempo, aproveitando o ritmo, as paisagens e os easter eggs dentro do jogo. Com um nível de dificuldade bem tranquilo, é um jogo facilmente recomendável pra toda a família, com uma curva de aprendizado suave.
Os gráficos são em 3D e não buscam realismo, mas um apelo cartunesco e divertido.
Sim, é uma chaleira no telhado. (Imagem: Mestre Xis).
A direção de arte é coerente com a proposta, trazendo uma fantasia divertida e marcações certeiras em todo lugar, como nas plantas de Erva-Mate, nas roupas características e nas construções locais.
Detalhes de transição dia-e-noite, os climas diferentes e a atenção à reação dos NPCs (como o tremor do corpo no frio) não foram esquecidos e estão muito bem feitos.
A trilha sonora é linda, cheia de tradicionalidades mas também se destacando por dar o tom certo a cada momento do jogo. Com um destaque fortíssimo para as vozes originais de Thiago Grün e Ana Paula Schneider, que fazem as versões masculina e feminina da personagem principal, e Carlos Cunha Filho, que faz a voz do Pai. Mesmo que não hajam milhares de falas e nem narração completa das conversas, cada frase é muito bem colocada e atuada, com variações de tom e ritmo, além de dar ainda mais graça pras pequenas piadas dentro do jogo.
Escuta teu velho pai em Gaúcho and the Grassland. (Imagem: Mestre Xis).
Sem entregar nenhum spoiler, Gaúcho and the Grassland traz um enredo sobre reconstrução, a retomada da harmonia através da sua ajuda pra população como Guardião dos Pampas. Você vai seguir os conselhos do teu Velho Pai, antigo Guardião, e seguir teu caminho pelas regiões diferentes, cada uma com seus problemas e missões.
A Boleadeira é a chave entre mundos. (Imagem: Divulgação).
Em cerca de 6 horas de jogo você pode conseguir chegar ao fim do enredo principal em Gaúcho and the Grassland, mas ainda assim haverão coisas pra se fazer e aproveitar a paz do momento, curtindo o jogo com calma e garantindo mais algumas horas de diversão.
E fica fácil destacar a importância dada a localidade, trazendo easter-eggs brasileiros por todo jogo, além de muitas referências da cultura geek em geral.
Gaúcho and the Grassland é divertido, bem-humorado, cheio de referências e acerta na casualidade aliada a uma aventura simples mas com grande ensinamento sobre ajudar as pessoas e trazer harmonia ao seu lugar.
Durante a análise ainda houveram pequenos bugs visuais (um touro voando no céu e um NPC que estava voando ao lado do seu cavalo) e uma falha em específico que foi um pouco pior, onde se tornava impossível conversar com os NPCs, me forçando a salvar o jogo e carregá-lo para que a ação voltasse ao normal. No entanto nada me atrapalhou a terminar o jogo e me divertir, ainda assim, esperamos que haja correções no futuro pra abrilhantar ainda mais esse game brasileiro.
O público casual vai se divertir por boas horas no jogo e com certeza vai trazer um afago bem específico aos corações do Rio Grande do Sul.
Você pode comprar Gaúcho ans the Grassland para PC via Steam ou ainda deixá-lo na sua lista de desejos para o futuro.
Continue acompanhando as notícias dos seus jogos favoritos e também dos mais inusitados aqui na ND Games. Compartilhe essa notícia, se aprochega, aumenta teu rincão e guarda tua querência amada enquanto rodeia por todo esse pampa em Gaúcho and the Grassland!