League of Legends revela tema da Temporada 2026 e grandes mudanças de gameplay
League of Legends revela a Temporada 2026 com tema Demacia, novas mecânicas, mudanças nas rotas, itens clássicos e o aguardado WASD.
Rafael "Mestre Xis"
03/12/2025 às 14h29
League of Legends anuncia tema Demacia e grandes mudanças de gameplay para 2026
O time de League of Legends publicou nesta segunda-feira (1) o último dev update do ano, detalhando o que os jogadores podem esperar da Temporada 2026. No vídeo, nomes como Paul “Pabro” Bellezza, Andrei “Meddler” Van Roon, David “Phreak” Turley, Nick “Riot Endstep” Frijia, Darcy “Dashijador” Ludington e Kellye “Riot CallMeKT” Smith apresentaram mudanças profundas em mecânicas, ranqueadas e no próprio Summoner’s Rift.
A maior parte das novidades chega para testes no PBE em 3 de dezembro, enquanto o lançamento oficial ocorre em 7 de janeiro.
Temporada 2026 terá tema Demacia e visual renovado no Summoner’s Rift
A primeira Temporada de 2026 será marcada por Demacia. Segundo a Riot, o jogo abrirá o ano com “união, esperança e justiça”, pilares fundamentais do reino.

Mapa com tema de Demacia. (Imagem: Divulgação).
Entre as novidades:
- Summoner’s Rift com estética demaciana, incluindo petricita, dourado, azul e elementos clássicos da região;
- Animação anual de janeiro estrelada por campeões de Demacia;
- Skins do Passe de Batalha do Ato 1 com a temática, incluindo campeões de outras regiões adaptados ao estilo demaciano;
- Skin de Prestígio da Morgana;
- Enfoque na “era de ouro” do reino, reforçando suas raízes tradicionais.

Uma prévia da skin de Cho’Gath. (Imagem: Divulgação).
Novas mecânicas de gameplay para Summoner’s Rift
A Temporada 2026 trará uma grande reestruturação de mecânicas, afetando partidas ranqueadas e modo Normal Alternado:
Mudanças gerais
- As partidas começarão 35 segundos mais cedo;
- Chegam os Lumes Feéricos, zonas que concedem visão temporária para sentinelas;
- Atakhan, Rosas de Sangue e Proezas de Força serão removidos;
- Novo sistema: Crescimento Cristalino, funcionando como um Demolir universal;
- Demolir passa a ser um efeito passivo de três acertos;
- Barricadas mantidas, com novas barricadas adicionadas às torres internas e de inibidor (sem aumento de ouro);
- Vários itens clássicos retornam, enquanto novos itens chegam;
- Dano crítico revertido para 200%.
Missões de Função e grandes mudanças por rota
As rotas superior, do meio e inferior receberão Missões de Função, um sistema semelhante ao das missões de Selva e Suporte. Para progredir, os jogadores deverão cumprir tarefas ligadas à sua rota, como farmar, lutar, levar torres e ajudar objetivos.
Rota superior
- Limite de nível mais alto;
- Mais EXP de todas as fontes;
- Acesso ao Teleporte e aprimoramento para quem o escolher na seleção.
Rota do meio
- Botas tier 3 gratuitas;
- Retorno mais rápido para lane.
Rota inferior (ADC)
- “Bela quantia” de ouro inicial;
- Ouro adicional ao longo da partida;
- Espaço para um sétimo item.
Caçadores (Jungle)
- Golpear mais forte;
- Mais ouro e EXP dos acampamentos;
- Velocidade de Movimento adicional dentro da selva.
Suportes
- Descontos em Sentinelas de Controle;
- Mais geração de ouro ao longo da partida;
- Novo espaço exclusivo para Sentinelas de Controle.
Mudanças no Preenchimento Automático e ranqueadas
A Riot também anunciou ajustes significativos para deixar o pareamento mais justo:
- Aperfeiçoamento do sistema de preenchimento automático, priorizando melhor combinação por função;
- Quando inevitável, o número de jogadores no auto-fill será igualado;
- Chegada da Égide da Valentia, que dobra PdL em vitórias (com Maestria C ou superior) ou reduz as perdas em derrotas;

Égide da Valentia em funcionamento. (Imagem: Divulgação).
- Jogar funções menos populares também concederá a Égide;
- Não será mais possível abandonar a fila para evitar o auto-fill;
- Do Mestre para cima, abandonar a fila contará como derrota.
Jogo Dinâmico também será acelerado
O modo Dinâmico herdará a maior parte das mudanças do Summoner’s Rift, com exceção das Missões de Função. Além disso:
- Todos começam nível 3 e com mais ouro, como no ARAM;
- Vastilarvas e Arauto serão removidos;
- Dragões e Rift Elemental serão acelerados;
- Morte Súbita começará mais cedo.
Outras novidades importantes
- Indicador de escalada no load screen: mostrará se o MMR real é maior que o elo visível;
- MMR da Flex será ajustado para se aproximar da Solo/Duo;
- Tempo da Seleção de Campeões reduzido;
- Duos retornam nos elos mais altos;
- E o mais aguardado: WASD chega ao League of Legends em 2 de dezembro.
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