
O Projeto Marieta, centro cultural de São Paulo, abriu novamente as inscrições para mais uma edição do seu grupo de desenvolvimento de jogos. A iniciativa tem como objetivo discutir, problematizar e aprofundar projetos pessoais em desenvolvimento, a partir da troca horizontal entre as participantes, com a intenção de criar e potencializar uma turma sólida e engajada de pessoas do mundo dos jogos.
O período de inscrições finaliza no dia 25 de janeiro de 2026. Os encontros acontecerão uma vez por semana de forma completamente online. Eles iniciam na segunda semana de março e vão até a última semana de junho de 2026, com uma pausa no meio.

O grupo é uma oportunidade para quem busca tirar sua ideia do papel com o suporte de outras pessoas – Imagem: Projeto Marieta
No projeto, serão discutidos tópicos como temática, estrutura narrativa, gamificação, mecânica de jogo, personagens, playability, estética, entre outros. São bem-vindos projetos de todos os tipos: jogos digitais, RPG, jogos de tabuleiro, cartas, gincanas e qualquer outro possível desdobramento do universo dos games. Os projetos podem estar na primeira ideia ou mais estruturados.
Os participantes terão a oportunidade de apresentar seu projeto para outras pessoas e receber receber comentários e sugestões. Além disso, poderão analisar os trabalhos das outras pessoas, o que irá contribuir desenvolvimento do pensamento crítico e objetivo, explorando diferentes formas de pensar a criação.

Um Domingo à Tarde, um dos jogos da Sofia Wickerhauser – Imagem: White Wolfy
A coordenadora do grupo será Sofia Wickerhauser, game designer, roteirista e produtora executiva, atuando tanto no cinema quanto no desenvolvimento de games. Seus jogos mais recentes, “Um Domingo à Tarde” e “REPROACH”, passaram pelo grupo Marieta de jogos em 2021 e, após, ganharam editais de desenvolvimento de games em São Paulo.
Para mais detalhes sobre esta iniciativa do Projeto Marieta, acesse este link.
Para mais notícias sobre jogos, acompanhe o ND Games.