
Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco desenvolveu Ritmia, jogo com a proposta de ensinar sobre os principais gêneros musicais da região Nordeste. O projeto venceu o concurso nacional de inovação e empreendedorismo Campus Mobile.
A equipe envolvida no desenvolvimento é composta por Ivon Jonson Cavalcanti, estudante de Design, Luiza Diniz Mendes Monteiro Luna e Maria Letícia Maranhão Nascimento, estudantes de Ciência da Computação.
Registro da cerimônia de anúncio dos finalistas da 13ª edição de Campus Mobile, em São Paulo – Foto: Divulgação
O Ritmia tem a proposta de falar de ritmos típicos com proposta pedagógica, ou seja, é uma ferramenta educativa com a finalidade de divertir e ensinar sobre história e características dos gêneros musicais. O jogo aposta em um visual imersivo onde o usuário interage com a música e animações que surgem na tela, enquanto traz introdução ao gênero musical, característico da região em que o usuário escolheu para jogar e, após a interação com o ritmo, a pessoa é levada também a alguns quizzes para testar seu conhecimento sobre o tema.
“Em nosso jogo, hoje, trabalhamos apenas os gêneros musicais do Nordeste, destacando ritmos como do Maracatu, Forró e Frevo, mas queremos trabalhar em todas as regiões do Brasil”, comenta Maria Letícia Maranhão Nascimento, co-criadora do Ritmia.
Forró e maracatu estão entre os gêneros musicais representados no jogo – Imagem: Divulgação
A premiação do Campus Mobile inclui uma quantia para aperfeiçoar o projeto e uma viagem ao Vale do Silício, campo mundial de tecnologia e inovação onde os vencedores terão a oportunidade de visitar grandes empresas de tecnologia e universidades de referência para o setor. O embarque do grupo, e dos demais vencedores da 13ª edição, ocorrerá no mês de setembro.
“Não é apenas um projeto que gostamos. É algo que consideramos necessário para perpetuar nossa tradição. Vimos a necessidade de vivificar a cultura nordestina entre as novas gerações. Então, o Ritmia é pensado como instrumento de resgate cultural e engajamento nos ritmos nordestinos”, comenta Luiza Diniz, uma das desenvolvedoras do projeto.
Estão presentes diversos materiais informativos – Imagem: Divulgação
O jogo foi feito para mobile e pode ser baixado na plataforma Itch.io por este link.
A iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Claro, apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Nordeste em destaque – Imagem: Divulgação
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