
Subnautica 2 teve seu lançamento adiado para 2026 pela KRAFTON, empresa dona do estúdio responsável Unknown Worlds. A informação, inicialmente, foi divulgada por meio de reportagem da Bloomberg. Posteriormente, foi confirmada pela própria KRAFTON em comunicado.
Todo o processo está envolto em diversas polêmicas. A reportagem da Bloomberg conta que o adiamento foi decidido a poucos meses da equipe de desenvolvimento estar elegível para o recebimento de um bônus que totaliza US$250 milhões. Um dos critérios para o bônus ser aprovado seria o lançamento do early access do Subnautica 2 até o final de 2025.
De acordo com um comunicado enviado para a Bloomberg, a KRAFTON se defende dizendo que o adiamento aconteceu por conta de feedbacks a partir de testes preliminares, que o objetivo seria de aumentar a qualidade do título e que a decisão não foi influenciada por nenhum fator contratual ou financeiro.
No dia 7 de julho deste ano, Ted Gill, Charlie Cleveland e Max McGuire foram demitidos da Unknown Worlds pela KRAFTON. Gill era o CEO do estúdio, enquanto Cleveland e Max McGuire são os fundadores.
Depois da repercussão ruim de todo o caso, a KRAFTON emitiu um comunicado público explicando que 90% dos US$250 milhões em bônus seriam direcionados à Ted Gill, Charlie Cleveland e Max McGuire, com a expectativa de que eles demonstrassem liderança e envolvimento ativo no desenvolvimento do Subnautica 2. A justificativa da KRAFTON segue da seguinte forma.
“Lamentavelmente, a antiga liderança abandonou as responsabilidades que lhes foram confiadas. O lançamento de Subnautica 2 em acesso antecipado estava originalmente previsto para o início de 2024, mas o cronograma foi significativamente adiado. A KRAFTON fez vários pedidos a Charlie e Max para que reassumissem seus cargos como Diretor de Jogo e Diretor Técnico, respectivamente, mas ambos se recusaram. Em particular, após o fracasso de Moonbreaker, a KRAFTON pediu a Charlie que se dedicasse ao desenvolvimento de Subnautica 2. No entanto, em vez de participar do desenvolvimento do jogo, ele optou por se concentrar em um projeto cinematográfico pessoal.
A KRAFTON acredita que a ausência de uma liderança central resultou em repetidas confusões de direção e atrasos significativos no cronograma geral do projeto.
A versão atual de acesso antecipado também é insuficiente em termos de volume de conteúdo. Estamos profundamente decepcionados com a conduta da antiga liderança e, acima de tudo, sentimos uma profunda sensação de traição por não honrarem a confiança depositada neles por nossos fãs”, diz o comunicado da KRAFTON.
Quanto mais fundo no mar, mais perigos e segredos se revelam. (Imagem: Divulgação).
Pouco tempo depois, Charlie Cleveland se pronunciou no perfil do X. Cleveland afirma que o jogo estava pronto para ser lançado em acesso antecipado e anunciou que está processando a KRAFTON. Segundo o jornalista Jason Scheier (Bloomberg), o motivo do processo é quebra de contrato.
Ainda no seu pronunciamento, Cleveland afirma que não é verdade que eles, ex-líderes da Unknown Worlds, queriam ficar com todo o dinheiro para si. Ainda afirmou que, historicamente, compartilhou os lucros com sua equipe e que o mesmo foi feito depois da compra do estúdio pela KRAFTON.
“Processar uma empresa multibilionária de forma dolorosa, pública e possivelmente prolongada certamente não estava na minha lista de desejos. Mas isso precisa ser corrigido. Subnautica tem sido o trabalho da minha vida e eu jamais o abandonaria de bom grado, nem a equipe incrível que se dedicou a ele”, afirma Cleveland em trecho do comunicado.
Explorar as profundezas em Subnautica 2. (Imagem: Divulgação).
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