
Foi revelado recentemente os novos hardwares para o ecossistema da Valve, uma das maiores empresas do mundo dos jogos. Os produtos em questão são o Steam Machine, um PC voltado para o público de consoles; o Steam Controller, um novo controle com várias funcionalidades voltadas para a Steam e jogos no PC; e o Steam Frame, um headset de realidade virtual que funcionará de forma independente, sem precisar de um PC.
Confira as principais informações sobre cada produto:
Os engenheiros da Valve afirmam que este era um projeto que já estava sendo pensando mesmo antes do lançamento do Steam Deck. Parte da razão pelo qual ele foi considerado com mais ênfase foi o relato de muitos jogadores que afirmavam utilizar o Steam Deck, com frequência, ligados a um monitor ou TV. Então, o objetivo maior do produto é entregar a liberdade do PC para os jogadores que gostam da praticidade de um console.
Seu tamanho é bastante pequeno em comparação com os consoles de mesa do mercado e de PCs desktop convencionais. O objetivo da Valve é fazer com que todos os jogos da Steam rodem de forma satisfatória. Para isso, eles dizem que haverá um trabalho de otimização e suporte para expandir cada vez mais a compatibilidade da biblioteca. Uma das promessas é fazer rodar boa parte dos jogos em 4K a 60 FPS utilizando o FSR, tecnologia de upscaling da AMD. A Valve afirma que o Steam Machine é seis vezes mais poderoso do que o Steam Deck.

Steam Machine é seis vezes mais poderoso do que o Steam Deck – Foto: Valve
O aparelho terá duas versões de armazenamento: uma de 512 GB e outra de 2T, com possibilidade de expansão ainda maior com cartão microSD. O Steam Machine utiliza componentes personalizados que, em sua maioria, são soldados ao aparelho, portanto, não é pensado para upgrades com outras peças.
A Valve também reitera que ele também pode ser usado como um computador normal: então é possível colocar todo tipo de aplicativos para trabalho, edições de todo o tipo e muito mais. Seu sistema é o Steam OS, que possui base em Linux e o mesmo do Steam Deck.
Além disso, a empresa garante que ele é uma ótima opção para transmitir seus jogos, seja para o Steam Deck, Steam Frame, celular ou qualquer outro dispositivo compatível.
O Steam Controller possui uma design muito parecido com o esquema de controles do Steam Deck. A ideia dele é de ser um controle versátil, que funcionará em todo o ecossistema Steam (Steam Deck e Machine), mas também em qualquer PC ou demais dispositivos compatíveis.
Ele conta com analógicos com tecnologia TMR que, segundo a Valve, oferece uma uma melhor sensação, resposta e confiabilidade a longo prazo. Além disso, o controle também possui giroscópio que pode ser ativado com um sensor que fica em sua parte de trás.

O Steam Controller – Foto: Valve
Outras funcionalidades são:
Por fim, a Valve também está apostando na realidade virtual com seu próprio aparelho. O Steam Frame terá um headset e um controle de movimento que possui todos os botões para jogos tradicionais. Isso porque a empresa quer dar a possibilidade de jogar títulos que não são VR dentro do headset.
O produto é essencialmente um computador que roda Steam OS, portanto pode rodar a biblioteca da Steam que seja compatível com ele. O processador é um Snapdragon 8 Gen 3 de 4 nanômetros, com arquitetura ARM64 e 16 GB de RAM LPDDR5X unificada.

Steam Frame terá compatibilidade com todo o ecossistema Steam – Foto: Valve
Além de rodar jogos nativamente, ele também consegue transmitir jogos de outros dispositivos como o Steam Machine, Steam Deck, mas também de qualquer outro computador. Para garantir uma experiência boa, o aparelho vem com um adaptador sem fio de 6 GHz incluso para ter uma conexão dedicada para transmissão de realidade virtual e tradicional.
Outros destaques são:
Ainda não há definição do preço de nenhum destes produtos e nem data exata para o lançamento. O que se sabe é que devem chegar no início de 2026. Em relação à venda oficial no Brasil, também não há informações.
Para mais notícias sobre jogos, acompanhe o ND Games.