
Evocar a nostalgia por meio de determinada estética é uma tendência vista em diversos títulos que lançaram nos últimos anos. Porém, para realmente se destacar, é necessário criar algo que se sustente para além disto, que tenha algo único. Toni Island Adventure chama a atenção do jogador que tem carinho por jogos da era do Game Boy Color, mas conquista por seu senso de humor, personagens carismáticos e mecânicas interessantes.
Toni Island Adventure é um jogo indie brasileiro desenvolvido pela Frolic Studio. No game, o protagonista é Toni, um cão marinheiro que adora pizza e estava dentro de um navio que sofreu um naufrágio. A aventura começa com Toni acordando nas areias da praia da Ilha Salamino, um lugar onde os cães são maioria e os gatos foram banidos há muitos anos.
A partir daí, Toni precisa dar um jeito de retornar para o seu lar, mas no processo vai conhecendo a população excêntrica de Salamino e acaba encarregado de resolver vários conflitos e intrigas da ilha.
Toni, o cão marinheiro, é o protagonista do jogo – Imagem: Frolic Studio
O ciclo de gameplay principal é bastante inspirado nos jogos da franquia The Legend of Zelda para o Game Boy: câmera com visão de cima para baixo, exploração de cenários, calabouços com quebra-cabeças e combates simples, mas satisfatórios. Estas características trazem uma familiaridade que é aconchegante e agradável.
Uma das coisas mais interessantes é conversar com os NPCs que habitam cada área do jogo. A maioria deles fará um comentário engraçado que pode te fazer rir, mas também vai dar contexto sobre o universo em que se passa a aventura.
Os desafios dos calabouços também são muito divertidos: alguns são no estilo sokoban (onde é necessário empurrar pedras na ordem correta para avançar), outros pedem que o jogador memorize padrões para abrir novas passagens; os desafios possuem variedade e isto deixa a experiência refrescante ao longo da campanha.
Além da inspiração nos jogos 8-bits do Game Boy Color, a Frolic Studio foi além e se propôs a desenvolver o Toni Island Adventure com a possibilidade de rodar nativamente no console portátil de 1998. Esse é um detalhe impressionante e que mostra a paixão da equipe com este período da história nos videogames.
A proposta de Toni Island Adventure é entregar uma experiência divertida, bem humorada e que pode ser jogada em sessões curtas. Nestes aspectos, o game gabarita com muita qualidade por conta de todo o visual cheio de charme, a exploração, resolução de puzzles e a narrativa simples, mas muito divertida. Tudo isso faz com que Toni Island Adventure seja uma excelente opção para os apaixonados por jogos neste estilo, mas também para quem busca uma experiência que vai te deixar com um sorriso no rosto.
Toni Island Adventure chama atenção pela nostalgia e conquista pelo carisma
Toni Island Adventure lança no dia 24 de julho para PC via Steam.
Para mais análises como essa, acompanhe o ND Games.