
De acordo com apuração dos portais Windows Central e Bloomberg, a Microsoft está promovendo mais uma rodada de demissões em massa e cortes na empresa. Na divisão de games, Perfect Dark e Everwild foram cancelados. Além disso, o estúdio The Inititiave, que estava responsável pelo desenvolvimento de Perfect Dark, foi fechado.
Os cortes na Microsoft devem afetar cerca de 9 mil funcionários em diversas divisões mundialmente, o que representa 4% de toda a força de trabalho da empresa.
Outros estúdios também foram afetados por cortes, como Raven Software (Call of Duty), ZeniMax Online Studios (The Elder Scrolls Online), King (Candy Crush) e Turn 10 (Forza Motorsport) — que perdeu cerca de 50% da força de trabalho de acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg. Ademais, diversos projetos não anunciados foram cancelados internamente.
Sobre os cortes na divisão de games da Microsoft, os portais Windows Central e Bloomberg tiveram acesso a um email divulgado internamente por Matt Booty, head da Xbox Game Studios, em que justifica as demissões, cancelamentos de projetos e fechamentos de estúdios.
“Essas mudanças refletem um esforço abrangente para ajustar prioridades e focar recursos visando preparar nossas equipes para um sucesso maior dentro de um panorama da indústria que está em mudança. Não tomamos essas decisões facilmente, já que cada projeto e equipe representam anos de esforço, imaginação e comprometimento”, afirmou Matt Booty em comunicado.
Trecho de gameplay de Perfect Dark – Imagem: Microsoft
O estúdio The Initiative foi criado em 2018 e tinha como principal líder Darrell Gallagher, veterando da indústria que desempenhou papéis de liderança em diversos jogos da franquia Tomb Raider. Parte da equipe que trabalhou com ele na Crystal Dynamics estava inserido no projeto de Perfect Dark (anunciado em 2020), um revival do clássico que nasceu nos anos 2000. Em 2024, o título chegou a receber uma prévia de gameplay no Xbox Showcase daquele ano, sem data de lançamento anunciada.
Já Everwild seria uma propriedade intelectual inédita desenvolvida pela Rare, estúdio responsável por clássicos como o próprio Perfect Dark original, Donkey Kong Country, Banjo-Kazooie, e mais recentemente conhecida pelo game Sea of Thieves. Everwild foi anunciado também em 2020 num Xbox Games Showcase e recebeu um trailer na ocasião.
Para mais notícias sobre o mundo dos jogos, acompanhe o ND Games.