
O estudante brasileiro Nuno Abílio desenvolveu um programa que funciona com auxílio de inteligência artificial e ajuda a dar diagnósticos de doenças, como doença de Chagas e malária, de forma rápida e econômica.
Segundo o próprio Nuno em declaração ao portal IGN, o programa foi nomeado Technoblade, em homenagem ao youtuber de Minecraft que faleceu em 2022 vítima de um câncer.
O youtuber de Minecraft Technoblade – Foto: Reprodução/YouTube
O programa de Nuno, que é aluno da Universidade Estadual de Maringá, faz uso do modelo de IA chamado Yolo, que identifica rapidamente se há patógenos nas amostras de imagens biológicas realizadas por microscópios. Por meio do processamento de dados da IA, é possível obter um diagnóstico mais rápido, com menos materiais e menos recursos financeiros.
Um dos objetivos do estudante brasileiro com o projeto é ajudar comunidades mais vulneráveis e isoladas a obter diagnósticos sobre possíveis doenças de forma mais célere e acessível.
“Às vezes é muito difícil você levar insumo para uma comunidade para poder fazer todos os testes biológicos. Aí pensamos em como a gente poderia automatizar isso com uma tecnologia. Com o processamento de imagem, a gente percebeu que em algumas doenças, os patógenos são um pouquinho mais visíveis microscopicamente. A gente consegue tirar uma foto dos tecidos do sangue, em especial doenças que a gente mapeou que são a malária e a doenças de chagas, que tem patógenos um pouquinho maiores”, disse o estudante em entrevista ao G1.
O programa visa ajudar comunidades mais isoladas e vuneráveis – Foto: Alex Magosso/RPC
Para mais notícias, acompanhe o ND Games.