Pessoa caída olhando pra uma luz forte em um cenário entre ruínas metálicas e floresta em Marathon.
Pessoa caída olhando pra uma luz forte em um cenário entre ruínas metálicas e floresta em Marathon.

Marathon, novo shooter da Bungie, é adiado de forma indefinida

Marathon teve revelação de jogabilidade e conceito há dois meses e recebeu recepção mista da comunidade gamer.

Marathon adiado indefinidamente

Marathon, novo shooter da Bungie, teve seu lançamento adiado indefinidamente. O título estava previsto para ser lançado oficialmente no dia 23 de setembro. A informação foi confirmada por meio de comunicado da própria desenvolvedora.

A justificativa dada pela Bungie é de que o estúdio precisará de mais tempo implementar todos os ajustes que o jogo precisa baseado no feedback dos jogadores que tiveram acesso ao Teste Alpha do game.

Segundo o estúdio, este tempo a mais será utilizado para criar “uma experiência intensa e de alto risco. Isso significa aprofundar o relacionamento entre os desenvolvedores e os jogadores”.

Visão em primeira pessoa de um Corredor se curando durante a gameplay dentro de um armazém e atrás de um colega de equipe.

Cure-se, corra, atire, sobreviva, saqueie e extraia. (Imagem: Divulgação).

No comunicado, a Bungie informa que os pontos que serão foco nestes ajustes são:

  • Melhorar a experiência de sobrevivência: mais desafios e encontros com IA interessantes, mais runs recompensadoras (com novos tipos de loot e eventos dinâmicos), fazer com que o combate seja mais tenso e estratégico;
  • Aprofundar o universo de Marathon: melhorar a fidelidade visual, mais narrativa e histórias contadas através do ambiente, um tom mais sombrio que se aproxima dos temas da trilogia original;
  • Adicionar mais experiências sociais: uma experiência melhor para jogadores solo ou em duo, e chat por proximidade para que histórias sociais possam surgir.

Polêmica de plágio

Após a revelação do visual e a abertura do Teste Alfa, a artista ANTIREAL fez uma postagem em seu perfil no X afirmando que alguns de seus trabalhos de design gráfico haviam sido diretamente plagiados. Ela publicou prints apontando que alguns assets forma incluídos de forma integral em diversos ambientes dentro do jogo e em materiais de divulgação.

Um dos prints de ANTIREAL sobre plágio em Marathon

Um dos prints de ANTIREAL sobre plágio em Marathon – Imagem: Divulgação

Posteriormente, a Bungie confirmou que realmente houve plágio dos trabalhos de ANTIREAL, sem consultá-la e sem consentimento. No entanto, justificaram que estes assets plagiados haviam sido incluídos durante o estágio de pré-produção por um artista que não trabalha mais no estúdio. O estúdio garantiu que o jogo passaria por um processo de revisão destas artes e que isto não voltaria a acontecer. Além disso, afirmaram que entraram em contato com ANTIREAL para resolver a questão.

Este fato gerou uma repercussão negativa enorme na comunidade gamer. Em meio a este contexto, a Forbes entrou em contato com ex-desenvolvedores e atuais, e publicou uma reportagem sobre o impacto de tudo isso dentro da Bungie. Na matéria, é dito que a moral do time de devs foi bastante abalada com todas as críticas.

Para mais notícias sobre Marathon, acompanhe o ND Games.

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