
Na terça-feira (11), foi lançado um teaser trailer de Project C4, o novo jogo do estúdio ZA/UM, que é responsável por Disco Elysium, um dos RPGs mais celebrados dos últimos anos por público e crítica.
O projeto é descrito brevemente como um RPG com uma história de espionagem e de formação de equipe que se passa em um cenário original, mas ao mesmo tempo familiar. No trailer, diversos elementos psicodélicos são mostrados em uma arte que lembra a presente em Disco Elysium. Na narração, temas como “conspiração” e “irreversível ideologia” são mencionados.
Não há mais detalhes sobre como funcionará a dinâmica de Project C4.
Nos últimos anos, a ZA/UM recebeu holofotes por conta das polêmicas envolvendo a empresa. Em 2022, executivos do estúdio demitiram Robert Kurvitz, diretor e uma das maiores mentes criativas responsáveis pela concepção de Disco Elysium; Aleksander Rostov, que era diretor de arte do jogo e Helen Hindpere, escritora no projeto.
Robert Kurvitz, um dos criadores de Disco Elysium – Foto: Reprodução/No Clip
A justificativa da empresa é de que Robert Kurvitz fazia uma má gerência e criava um ambiente tóxico. Já Kurvitz e Rostov chegaram a acusar executivos da ZA/UM de tomar controle da empresa por meio de compra fraudulenta de ações. Depois da saída de Kurvitz, Rostov e Hindpere, uma série de outras demissões aconteceram dentro do estúdio.
Desde então, novos estúdios foram abertos com desenvolvedores que trabalharam em Disco Elysium. Um deles é o Red Info, liderado justamente por Kurvitz e Rostov. Outro é o Dark Math, que tem como fundador e CEO Mihkel Oja. Dark Math, inclusive, já possui o jogo XXX Nightshift anunciado. Por fim, há o Summer Eternal, que possui em sua equipe os escritores de Disco Elysium Argo Tuulik, Dora Klindžić e Olga Moskvina.
Para mais informações sobre o Project C4, acompanhe o portal ND Games.